Pesquisadora do Gepem Participa de Congresso sobre Escritoras Autobiográficas

Lilian Ribeiro, pesquisadora do GEPEM/UFPA e colaboradora do Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras (Universidad de Sevilla), participou do   X Congresso Internacional Ausencias: escritoras en los márgenes de la cultura (Madrid, 24 a 26/outubro), apresentando estudo sobre a escritora brasileira Raquel de Queiroz. O evento aconteceu em parceria da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) com a Universidad de Sevilla, sendo coordenado pela Dra.  Mercedes Arriaga Flórez  e pelo Dr. Salvatore Bartolotta.

A programação do Congresso, entre outros, contemplou estudos sobre ficção autobiográfica escrita por mulheres, visto ser este viés da Literatura considerado pela crítica feminista uma forma de empoderamento, na medida em que as características dessa escritura contradizem o discurso  canônico   que  classifica a autobiografia de autoria feminina como uma forma de expressão de  “identidade familiar”, relegando-a, desse modo, a um confinamento ideológico que tem obstruído a circulação e recepção dessa produção literária, ao longo da história social.

Nessa linha de abordagem, na Sessão Escritoras autobiográficas, coordenada pela Dra. Letizia Casella, foram apresentados os estudos de:

• Lilian Ribeiro (Universidad de Sevilla e GEPEM/UFPA) = “O Quinze” y “Caminho de pedras” bajo una mirada autobiográfica.
  • Alma López Vale (UNED)= Retrato de una hermana: Alice James.
  • Rocío Velasco de Castro (Universidad de Extremadura)= Memorias de una presa política en Marruecos: “Hadith al-‘atama” de Fatna el-Buih.
  • Ángela Magdalena Romera Pintor (UNED)= Las memorias de Catherine Meurdrac: una amazona de la Francia del siglo XVII.

Sobre a programação geral do evento, consultar: www.uned.es/.../CONGRESO;
www.escritorasyescrituras.com/actividadesxx.php?...