Informes Edição 12 - Setembro / Outubro

A Dra. Maria Luzia Álvares, coordenadora do GEPEM, aceitou convite do  professor José Eisenberg, coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional(RJ),  para integrar a Comissão de Avaliação de projetos de pesquisa para concessão de bolsas, propostos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, em conformidade com Edital de Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa – PNAP.

A Dra. Eunice Santos foi a conferencista convidada da IV Jornada de Estudos de Gênero e Literatura: O Ensino de Literatura e Linguagem – militâncias e  novas tecnologias, da qual participou apresentando o trabalho intitulado Corpus de Mulheres: estratégias de empoderamento por meio da ficção e da poesia. Participou também da Mesa- Redonda Gênero e Literatura, com o trabalho: As Escritoras Paraenses em Prosa e Verso: entre leitores/as e cânone, e ministrou o Minicurso Escrituras das Mulheres: enfoque científico na educação básica. A Jornada  foi patrocinada pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e realizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero na Amazônia  (NEGA/UFAC), coordenado pela  Doutora Margarete Edul Prado  Lopes.

O GEPEM/UFPA, por meio do Laboratório de Estudos de Gênero, promoveu a palestra Enfrentando a Violência contra a Mulher: a Lei Maria da Penha- aspectos jurídicos e psicológicos. Expositoras: Dra. Luanna Tomaz (ICJ-UFPA- GEPEM) e  Dra. Adelma Pimentel (PPGP-UFPA -GEPEM).  Promoção:  Linha de Pesquisa “Gênero Saúde e Violência”(GEPEM/UFPA) e Núcleo de Estudo Interdisciplinar de Violência na Amazônia (NEIVA/UFPA). Local: Centro Cultural SESC BOULEVARD.

Pesquisadoras e bolsistas do Gepem prestigiaram a estreia do  filme Promessa em Azul e Branco, título homônimo de crônica  de Eneida de Moraes, patrona do GEPEM- Produção e Direção: Zienhe Castro. Local: Cinépolis Boulevard Shopping- Belém/PA.

A discente Edna Barros, bolsista do Gepem e integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Gênero(GEIG/GEPEM), mediou os debates do Cine-Gênero:“Pelos Meus Olhos” (“Te Doy Mis Ojos”- Espanha/2003 -direção de Iciar Bollain). Local: Auditório do IFCH/UFPA.

Lilian Ribeiro, pesquisadora do GEPEM/UFPA e colaboradora do Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras (Universidad de Sevilla), participou do   X Congresso Internacional Ausencias: escritoras en los márgenes de la cultura (Madrid, 24 a 26/outubro)- evento em parceria da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) com a Universidad de Sevilla e coordenado pela Dra.  Mercedes Arriaga Flórez  e pelo Dr. Salvatore Bartolotta.

Editado pelo Instituto Patrícia Galvão(Pagu), o informativo eletrônico Compromisso e Atitude,  n.3, (http://www.compromissoeatitude.org.br) publicou  matéria sobre Feminicídio: como coibir a mais extrema violência contra as mulheres.

A Professora Joyce Kelly do Rosário da Silva, Doutora em Química Orgânica, atuando no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPA, foi uma das sete jovens cientistas brasileiras e primeira pesquisadora paraense a receber o prêmio “Para Mulheres na Ciência 2013”( ramo nacional da premiação mundial “For Women in Science”), instituído pela UNESCO, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a empresa L’Oréal  com objetivo de reconhecer e incentivar o trabalho das jovens cientistas que realizam estudos nas instituições de pesquisa do Brasil.

O Programa de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, da Universidade Aberta de Lisboa(Portugal),   promoveu o Seminário “Male in the private sphere - fiction or reality? Is the problem of reconciling work and family life only a woman problem?”( 29/ outubro), cuja   temática  foi apresentada  pela Professora Dominika Polkowska (PhD), Socióloga do Institute of Sociology, Faculty of Philosophy and Sociology, da Maria Curie-Sklodowska University in Lublin, Poland. Na ocasião, a conferencista dissertou sobre  as problemáticas das mulheres na esfera pública (ciência, mercado de trabalho, política), e dos homens na esfera privada e em profissões dominadas por mulheres.

O Centro de Pesquisa de Mulheres e Literatura/ Universidade de Barcelona está disponibilizando  o Munce website ( http://www.ub.edu/munce/ ), portal de romance policial escrito por mulheres na Espanha, de 1975 até à atualidade. Ele contém uma base de dados bibliográficos, catálogo e resenhas de textos para  consulta pública on-line e foi projetado para facilitar a análise relativa a estudos feministas e de gênero.

A Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres (http://www.audem.com) e a Faculdade  de Filologia( Universidad Complutense),  por meio dos Departamentos de Estudos de Inglês I e II ( Linguística e Literatura), até 30/novembro/2013,estarão recepcionando inscrições de trabalho para a 11ª.  Conferência Internacional de  Estudos  sobre  Mulher a ser realizada de 8 a 10 de abril/ 2014.   Para submissão de trabalhos, consultar normas e taxas em:

http://portal.ucm.es/web/filologia_inglesa_i/jornadas-internacionales-de-la-mujer ou enviar e-mail para   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;