N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Dossiê Propõe Ampliação de Debate sobre Gênero e Trabalho

Denise Machado Cardoso

Nos últimos anos, houve aumento considerável na participação de mulheres no mercado de trabalho formal na América Latina e Caribe.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT, registrou-se aumento no percentual  da taxa de participação de mulheres. Esse crescimento ocorreu tanto em frentes de trabalho, tradicionalmente, ocupadas pelo gênero feminino quanto se ampliou para profissões ditas masculinas, por exemplo: oficiais da marinha mercante, engenharia, pesca tradicional, motorista, dentre outras.

Nessa mesma direção, a Secretaria de Política para Mulheres - SPM, divulgou relatório com dados sobre aspectos da situação socioeconômica das mulheres em diversas regiões do Brasil. A SPM indica ainda nesse relatório propostas de ações relativas à autonomia econômica e à igualdade no mundo do trabalho.

Cabe ressaltar, também, que apesar de haver uma tendência na qual o mundo do trabalho "engole" o mundo pessoal, notadamente nas sociedades com culturas  predominantemente urbanas, observa-se que as mulheres buscam equilibrar a vida profissional com a própria vida privada.

Essas dinâmicas no mundo do trabalho têm sido objeto de pesquisas em diversas áreas e disciplinas. Neste sentido, a  Revista Científica Gênero na Amazônia(n. 5, jan./jun.) propõe a ampliação do debate acerca dessas realidades em Dossiê intitulado "Gênero e Trabalho".

Denise Machado Cardoso é Doutora em Desenvolvimento Socioambiental;  Pesquisadora do Laboratório de Antropologia da Universidade Federal do Pará e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA. Coordenadora o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem). É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa NOSMULHERES. Consultora Ad Hoc no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres(SPM). É membro do GEPEM, GEPI e Pet/GT/CS. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.