Informes Edição 14 - Janeiro / Fevereiro

A agenda do GEPEM para as comemorações do  Dia Internacional da Mulher/2014, além da programação na sede sob o tema Amor, Respeito, Mulheres: quem é contra?, incluiu também eventos realizados  em outros locais, atendendo solicitação de instituições parceiras, a exemplo:

• Palestra Transversalidade da Política de Gênero na Gestão Pública, proferida pela Dra.   Denise Machado Cardoso (UFPA/GEPEM) e solicitada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher “Maria do Pará”-(CRAM- Abaetetuba).
  • Sessão de filmes sobre a questão da mulher, solicitada pela coordenação do Cine Líbero Luxardo (Belém/PA), sendo indicados os seguintes filmes:
    • Minha Vida em Cor de Rosa (Ma vie em rose, França, Bélgica, Inglaterra, 1997, 88 min.), de Alain Berliner.
    • Preciosa – uma história de esperança ( Precious, EUA, 2010, 109 min.), de Lee Daniels.
    • Frances Ha (EUA, 2013, 86 min. ), de Noah Baumbach.
    • Canção para Marion (Song for Marion, UK, Alemanha, 2012, 93 min), de Paul Anderw Willams.
    • Doméstica  (Brasil, 2012, 80 min.), de Gabriel Mascaro.
    • Pelos meus Olhos (Te doy mis ojos, Espanha, 2003, 108 min.), de Iciar Bollain.
    • A Estrada da Vida ( La Strada, Itália, 1954, 108 min.), de Federico Fellini.
    • Hanna Arendt ( UK, Alemanha, 2012, 109 min.), de Margarethe Von Trotta.

Em reunião de pauta, associadas do GEPEM definiram  calendário específico de datas comemorativas para o período fevereiro-junho/2014, a saber:

FEVEREIRO

• 24 /Dia da conquista do voto feminino no Brasil, 1932.

MARÇO

• 8/Dia Internacional da Mulher.
  • 21/Dia internacional pela eliminação da discriminação racial.

• 25/Dia da mulher negra latino-americana e caribenha.
  • 27/Dia nacional da empregada doméstica.

MAIO

• 28/Dia internacional de ação pela saúde da mulher e dia do combate à mortalidade materna

JUNHO

• 12/Dia dos namorados.

O GEPEM atendeu convite da Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA, por meio do  Centro de Referência de Atendimento à Mulher(CRAM/SEMAS), para  participar do I Seminário sobre a Transversalidade da Política de Gênero na Gestão Pública no Município de Abaetetuba - um debate necessário.

O  GEIG -Grupo de Estudos Interdisciplinares de Gênero, integrado ao Laboratório Interdisciplinar dos Estudos de Gênero( GEPEM/UFPA), em agenda para 2014, dará continuidade aos estudos clássicos sobre a situação da mulher. Para implementar nova dinâmica aos seminários, cada mês um/a integrante do grupo ficará com a responsabilidade da organização dos trabalhos. Além disso, também serão dinamizadas as seguintes atividades: produção de pequenos textos com base no tema de estudo do seminário; gravação dos debates do cine-gênero e respectiva   transcrição para produção um trabalho coletivo. Para iniciar os estudos deste ano, foi consensual a leitura do livro “O Segundo Sexo”, de autoria  de Simone de Beauvoir.

A ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política-  incluiu no site da entidade o endereço da revista  científica Gênero na Amazônia, n.4, jul./dez. 2013, contendo dossiê sobre mulheres na política.

No Jornal Iaras, edição 14, na Seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, assinada por Eunice Santos, pode ser visualizado o perfil literário das  escritoras paraenses Francisca Edna de Melo Cabral, Heliodina Frota e Silva e Ida Carmen Said.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Gênero, da Universidade de Valência/Espanha, no período 23 a 26/março/2014, realizará o I Congresso de Investigações  Feministas em Transformação, objetivando partilhar o conhecimento científico produzido nas universidades e promover ligações entre estudos de gênero e ativismo feminista. Todas as informações disponíveis sobre o Congresso, incluindo descrição detalhada do programa e os eixos e seus objetivos, está no link  http://congresinvestigacionsfeministes.blogspot.com.esm.

Na Universidade de Oviedo/Espanha, de 6 a 8/11/2014,  acontecerá  o Congresso Internacional “Artistas, Activistas y Académicas. Mujeres al otro lado de las trincheras”, promovido pela Asociación Universitaria de Estudios de las Mujeres(AUDEM), em prosseguimento aos congressos bienais da AUDEM e celebrados em distintas universidades da Espanha. Tanto as propostas quanto os textos deverão ser enviados por e-mail a Mercedes González ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou a Estela González ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Mais informações se encontram no site  http://www.audem.com

LINKS:

LANÇAMENTOS:

• Pioneiras da Ciência no Brasil (3ª. edição online)- Hildete Pereira de Melo e Ligia M. C. S. Rodrigues (Janeiro- CNPq/SPM).
  • A Mulher, o Estado e a Revolução: política da família soviética e da vida social entre 1917 e 1936 --Wendy Goldman(Março=Editoras Boitempo e Iskra).
  • Democracia e Representação- Luis Felipe Miguel (Março- Unesp, UFRJ, UERJ, UnB).
  • Quando Dançam as Cores – Ana Patrícia Rameiro ( Maio- SECULT/Instituto de Arte do Pará/IAP).
  • Escrever a História das Mulheres e de Gênero - Francoise Thebaud (KRK Alternativas Coleção), Oviedo, 2014 (tradução da segunda edição francesa de 2007)