N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Informes: Edição 15 Março / Abril

Solidário com  a Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres ( AUDEM ) e com a Presidente da AMIT, Professora Capitolina Diaz, o GEPEM difundiu e assinou petição ao Reitor da  Universidade Rey Juan Carlos(Madrid/Espanha) para permanência da Licenciatura em Igualdade de Género no currículo da instituição.


O GEPEM assinou protocolo de colaboração ao Plano de Ação Trimestral / 2014 do Centro de Referência de Atendimento à Mulher “Maria do Pará”(CRAM), instituição da Secretaria Municipal de Assistência Social/Prefeitura de Abaetetuba(Pará-Brasil). A parceria inclui atividades mensais programadas/realizadas por membros do GEPEM, considerando o  Plano de Ação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI.


Na Seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, assinada por Eunice Santos, pode ser visualizado o perfil literário das  escritoras paraenses Iná Pinheiro Mendes, Lília Haber e Lília Silvestre Chaves.


Christine Escallier, Etno-Antropóloga do Centro de Artes e Humanidades/Universidade da Madeira(Portugal) está organizando o número 5 da  revista  Revue Internacional d’Ethnographie cujo tema é “O mar e os homens. Territórios, práticas e identidades”, com publicação prevista para 2015. Neste sentido, até dia 1 de outubro de 2014, os interessados podem enviar papers em PDF (versões francesa, portuguesa, alemã e inglesa) para http://www3.uma.pt/blogs/christineescallier/?page_id=144


Como parte da campanha nacional de combate à violência, o Movimento Mulheres em Luta (MML-Pará) lançou recentemente a revista Basta de Violência Contra as Mulheres Trabalhadoras.


A Casa de Estudos Germânicos, o Museu Paraense Emílio Goeldi e  o Instituto Goethe promoveram   a palestra Emilie Snethlage: uma pioneira em dois mundos(Emilie Snethlage: Pionierin in zwei Welten), proferida pela antropóloga Berlinense  Dra. Beatrix Hoffmann. O evento foi uma homenagem a Emilie Snethlage, primeira diretora do Museu Goeldi no começo do século XX.


A Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres - AUDEM  comunica inscrições para o XVII prêmio  Feminista Research Award Siem? Concepção de Flaquer Gimeno?, promovido pelo Seminário Interdisciplinar de Estudos da Mulher da Universidade de Zaragoza(Espanha). As   inscrições devem ser enviadas  antes de 30 de setembro de 2014 para a sede do Seminário Interdisciplinar de Estudos da Mulher, acompanhadas por um envelope lacrado com slogan contendo: nome, endereço e breve currículo  do/a autor/a e título do trabalho. O endereço para correspondência é: SIEM (Prêmio de Pesquisa) da Faculdade de Medicina B, térreo, da Universidade de Zaragoza. 50009 Zaragoza. Informações:http://wzar.unizar.es/siem/premio;http://www.audem.com; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Segundo notícia divulgada no Newsletter 8, a literatura afro-brasileira, em março/2014, comemorou um século de existência de Carolina Maria de Jesus e de Abdias Nascimento, ambos nascidos em 14 de março de 1914. Neste sentido, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais( UFMG- Brasil) promoveu o IV Colóquio do NEIA e o VI Colóquio Mulheres em Letras.


O livro A palavra afiada, organizado por Walnice Nogueira Galvão, reúne entrevistas, depoimentos, artigos variados e cartas de Gilda de Mello e Souza (1919-2005), ensaísta, crítica de arte e fundadora da cadeira de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Leia mais em http://agencia.fapesp.br/18962 .


LINKS:

  • Associação de Estudos Universitários da Mulher(AUDEM/Espanha).
http://www.audem.com - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Portal de literatura afro-brasileira
www.letras.ufmg.br/literato
  • Revista Feminismos(NEIM/UFBA)
http://www.feminismos.neim.ufba.br

LANÇAMENTOS:

  • Escrevendo a História de Mulheres e de Gênero- Francoise Thébaud ( Editorial KRK, Oviedo, 2014, 401 p).
  • Revista Basta de Violência Contra as Mulheres Trabalhadoras - Movimento Mulheres em Luta (MML-Pará)- Belém/PA, abril, 2014.
  • A Palavra Afiada - Organizadora: Walnice Nogueira Galvão- abril, 2014.  www.ourosobreazul.com.br/editora_catalogo_detalhe.asp?idl=51