N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

GEPEM Assina Protocolo de Parceria em Plano de Metas do Centro de Referência Maria do Pará

A Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA, por meio da Secretaria do Assistência Social /Centro de Referência de Atendimento à Mulher (SEMAS/CRAM-Maria do Pará) e de órgãos governamentais e não governamentais, vem desenvolvendo no município serviços e ações essenciais com recorte de gênero para avanço das políticas públicas destinadas às mulheres, principalmente para proteção das que sofrem violência doméstica e familiar.

Nesse sentido, em fevereiro/2014,  o GEPEM/UFPA iniciou parceria com o CRAM colaborando na programação doServiço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI evento em que a professora Denise Cardoso proferiu palestra e a professora Luzia Álvares e bolsistas participaram de mesa-redonda.

Nessa ocasião, foi assinado um protocolo pela Dra. Maria Luzia Álvares para efetivar a parceria e inclusão do GEPEM na equipe técnica de execução do Plano de Metas do CRAM, programa  cujo objetivo é prestar Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI. Assim, no âmbito do PAEFI, estão previstas ações direcionadas às mulheres assistidas pelo órgão, tais como: atendimento psicossocial, orientação jurídico- sociofamiliar,  estimulo ao convívio grupal e social, articulação interinstitucional com órgãos do sistema de garantia de direitos.

Ratificando esse protocolo e iniciando a programação abril a junho, entre as intervenções do GEPEM junto às pessoas beneficiadas pelo PAEFI incluiu-se o Cine- Gênero “Identidade de gênero, sexualidade e violência” com base no filme Minha Vida em Cor de Rosa” (Ma vie em rose), o qual possibilitou reflexões e debate sobre: identidade de gênero e sexualidade; cultura da violência de gênero; violência doméstica e sexual contra as mulheres.