N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Parlamentares Avaliam Politica, Poder e Relações de Gênero nas Eleições

Sob coordenação da Dra. Maria Luzia Álvares(GEPEM/UFPA) e mediação do Dr. Roberto Ribeiro Corrêa (FCS/IFCH), a prefeita Consuelo de Castro (PSDB), a vereadora Sandra Batista(PC do B) e o deputado estadual  Parsifal Pontes(PMDB) discutiram, em mesa-redonda,  o tema Politica e Poder: a face das relações de gênero nas eleições de 2014. Exemplificando com histórias de vida pessoal e partidária, os parlamentares questionaram  a cultura política vigente e seus impactos nas disputas eleitorais e exercício do cargo, visto  que, nesses campos,  os homens tendem a ter chances  maiores do que as mulheres.

Avaliando o conjunto das exposições, a Dra. Maria Luzia Álvares considerou que, por meio da“Linha de Pesquisa Mulher e Participação Política”, o GEPEM tem materializado uma agenda de eventos aberta há vinte anos para efetivar os direitos humanos das mulheres e, desse modo, promover o empoderamento desse gênero via igualdade de acesso às estruturas de poder, aos processos de decisão e às políticas públicas.

Imagens(Acervo Gepem): Foto 1- mesa-redonda (esquerda para a direita): Sandra Batista - Vereadora da CMB (PCdoB); Dr. Roberto Ribeiro Corrêa (FCS/IFCH);  Consuelo de Castro – Prefeita de Ponta de Pedras (PSDB); Parsifal Pontes – Deputado Estadual (PMDB).

Foto 2:
Dra. Maria Luzia Álvares ladeada pelos/as parlamentares.