N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Informes: Edição 16 Maio/Junho

O GEPEM promoveu o Seminário “O amor está no ar...”: amores diversos, amores iguais. Coordenação: doutoras Maria Angelica Motta-Maués,  Maria Luzia Miranda Álvares e  Telma Amaral Gonçalves. Parcerias: IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; FCS- Faculdade de Ciências Sociais; Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo”- 13/06/2014 - Auditório do IFCH.


Perspectivas Feministas de Gênero: desafios no campo da militância e das práticas científicas é o tema do 18º Encontro da Rede Feminista Norte-Nordeste de Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR- http://www.18redor.ufrpe.br/). O evento acontecerá de 24 a 27 de novembro de 2014, em Recife, nas instalações da Universidade Federal  Rural de Pernambuco (UFRPE) e está sendo organizado pelo Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência (NPAMC /UFRPE); Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES/UFPE) e Instituto PAPAI, em parceria com o Gema/UFPE; FUNDAJ; NIPAM/UFPB; Secretaria da Mulher de Pernambuco; Secretaria da Mulher de Recife; IFPE e IFPB. Apoio: Capes, CNPq, Facepe e SPM.


No 18º Encontro da REDOR, coordenarão o GT – Feminismo, Política e Poder as doutoras Maria Luzia Miranda Álvares - Universidade Federal do Pará (UFPA); Maria Mary Ferreira - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Glória de Lourdes Freire Rabay - Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Já em circulação o n. 5 da Revista Científica Gênero na Amazônia (www.generonaamazonia.ufpa.br ), jan./jun.2014.


Na Seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, assinada por Eunice Santos, pode ser visualizado o perfil literário das  escritoras paraenses Lindanor Celina, Lucy Gorayeb Mourão, Maria Annunciada Ramos Chaves.


O Grupo de Estudo Interdisciplinar de Gênero- GEIG/GEPEM promoveu Cine-Gênero com exibição dos filmes "Maria Mãe de Jesus"(Apresentador e coordenador: João S. Lisboa) e "Mulheres Perfeitas"( Apresentadora e coordenadora: Leila Leite) – Auditório do IFCH.


O GEPEM assinou protocolo de colaboração ao Plano de Ação Trimestral / 2014 do Centro de Referência de Atendimento à Mulher “Maria do Pará”(CRAM), instituição da Secretaria Municipal de Assistência Social/Prefeitura de Abaetetuba(Pará-Brasil). A parceria inclui atividades mensais programadas/realizadas por membros do GEPEM, considerando o  Plano de Ação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI.

A Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres - AUDEM (http://www.audem.com)   comunica  que:

  • O DLC (Departamento de Línguas e Civilizações), da Universidade de Toulouse 1 - Capitole estará realizando de 16 a 17 de janeiro de 2015 a conferência internacional e interdisciplinar “As Mulheres,de Objeto a Sujeito: o poder político, discurso jurídico e igualdade no emprego”. Detalhamento da matéria, consultar nesta edição/link eventos.
  • O  Simpósio Internacional “Mulheres Escritas entre Culturas: passado, presente e futuro”, promovido pela  Universidade de Oxford e Grupo de Pesquisa Interdisciplinar, apoiado e financiado pelo Centro de Investigação Oxford nas Humanidades (TORCH), acontecerá de 26  a 28 de setembro de 2014.  Para o site conferência com projeto de programa, clique em http://womenwritingoxford.wordpress.com/; para  vincular diretamente a inscrição online e reservas: http://www.oxforduniversitystores.co.uk/browse/extra_info.asp?compid=1&modid=2&deptid=257&catid=94&prodid=266.
  • Associação de Mulheres de Documentação e Estudos, AC (DEMAC), com sede na Cidade do México e que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento integral das mulheres latino-americanas,  convida todas as mulheres, especialmente aquelas que vivem em situações marginais, a escreverem  suas próprias histórias. A  intenção é resgatar experiências femininas e testemunhos que permitam às mulheres  olhar seus próprios parâmetros por meio da escrita autobiográfica. As autobiografias serão premiadas e publicadas. Para mais informações sobre DEMAC e outras chamadas, acessar: http://www.demac.org.mx

A Pesquisadora do Gepem Lilian Adriane Ribeiro participou do “II Congresso Internacional pelos Mares da Língua Portuguesa”, realizado pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro-Portugal, celebrado do dia 21 ao 23/05/2014. A palestrante apresentou a comunicação: “O olhar autobiográfico das três Rachéis”. No “II Curso Internacional de Verão “Mujeres malditas, malditas mujeres”, realizado pela Universidade de Sevilla, Universidade de Huelva e Universidade Pablo de Olavide  Espanha, Lilian divulgou o livro Eneida: memória e militância política, de autoria de Eunice Santos e editado pela Editora Gepem.


LINKS:
  • Associação de Estudos Universitários da Mulher(AUDEM/Espanha).
    http://www.audem.com - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Portal de literatura afro-brasileira
    www.letras.ufmg.br/literato
  • Revista Feminismos(NEIM/UFBA)
    http://www.feminismos.neim.ufba.br

LANÇAMENTOS:
  • Escrevendo a História de Mulheres e de Gênero- Francoise Thébaud ( Editorial KRK, Oviedo, 2014, 401 p).
  • Revista Basta de Violência Contra as Mulheres Trabalhadoras- Movimento Mulheres em Luta (MML-Pará)- Belém/PA, abril, 2014.
  • A Palavra Afiada - Organizadora: Walnice Nogueira Galvão- abril, 2014. www.ourosobreazul.com.br/editora_catalogo_detalhe.asp?idl=51