Gepem Lança Terceira Edição de “O Amor Está no Ar”

Em Seminário promovido pelo GEPEM e coordenado pelas doutoras Maria Angelica Motta-Maués,  Maria Luzia Miranda Álvares e  Telma Amaral Gonçalves, novamente o amor foi pauta de debate acadêmico na UFPA para discutir, especificamente, as práticas afetivas homossexuais femininas e masculinas,  abordando aspectos cotidianos da vida amorosa contemporânea, bem como experiências históricas que são referências nos estudos acerca da homossexualidade, como é o caso de Oscar Wilde e Alfred Douglas.

Nesta  terceira edição do Seminário, agora intitulada “O amor está no ar...”: amores diversos, amores iguais, foi retomado o debate em torno das  questões discutidas desde 2012, desta feita com a apresentação de dois trabalhos, fruto  de pesquisas sobre a temática: Os amores dissidentes de Oscar Wilde, da professora Telma Amaral Gonçalves; e Amor de iguais, amores iguais ou iguais no amor? Experiências afetivas homossexuais no Piauí e Maranhão, do professor Fabiano Gontijo. No evento, a Dra. Angelica Motta-Maués atuou como debatedora mediando as exposições.

Além do debate, houve participação cultural do Grupo de Contadores de Histórias “Griô”que fez intervenções poéticas com base em poemas de amor, clássicos de ontem e de hoje (e sempre).

Nas fases de organização do evento, contabiliza-se também a colaboração dos/as bolsistas: Taritha Figueiredo; Nilson Sousa Filho; Thais Pinheiro; Benedito dos Santos; João Santiago; Ivonete Pinheiro; Tâmi Cereja Brito; Gerson Álvares.

O Grupo de Contadores de Histórias “Griô” nasceu em 1999, fruto de um projeto de extensão vinculado ao grupo Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA), coordenado pela professora Renilda Bastos, da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e  tem como membros permanentes: Adriana Moraes, Andreza Alcolumbre, Carla Melo, Carol Oliveira, Jéssica Melo e Mara Almeida, além de colaboradores eventuais.

Parcerias:
IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; FCS- Faculdade de Ciências Sociais; Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo”.

Texto:
Maria Luzia Álvares

Adaptação:
Eunice Santos

: Ivonete Pinheiro( bolsista do Gepem)