18º REDOR: Perspectivas Feministas de Gênero

A Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações Gênero - REDOR foi criada em setembro de 1992 com o objetivo de congregar, articular e desenvolver os estudos sobre a mulher e relações de gênero no Norte e Nordeste brasileiro. Agrupa mais de 30 Núcleos e Grupos de Estudos vinculados às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa das duas regiões com objetivo de:

a) incentivar a formação de novos Núcleos de Estudos e Programas de Estudos sobre a mulher, não só nas Instituições Federais de Ensino Superior como também nas demais instituições estaduais e particulares;

b) impulsionar a produção teórico-metodológica na questão de gênero na região;

c) fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas intra e inter-regionais;  d)implementar o intercâmbio de informações e conhecimentos;

e) divulgar a produção científico-acadêmica regional;

f) estimular a capacitação de pessoal docente e técnicos envolvidos/associados aos núcleos e grupos de estudo;

g) promover a realização de seminários de pesquisas em torno dessa temática, visando a sua divulgação, intercâmbio de informações e aprofundamento das questões teórico-metodológicas entre os Núcleos das Universidades do Norte/Nordeste.

O tema do 18º REDOR é “Perspectivas Feministas de Gênero: desafios no campo da militância e das práticas científicas” e  está sendo organizado pelo Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência (NPAMC) - UFRPE; Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES) - UFPE e Instituto PAPAI, em parceria com o Gema/UFPE; FUNDAJ; NIPAM/UFPB; Secretaria da Mulher de Pernambuco; Secretaria da Mulher de Recife; IFPE e IFPB. Apoio: Capes, CNPq, Facepe e SPM. O evento acontecerá entre 24 e 27 de novembro de 2014, em Recife, nas instalações da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

Texto adaptado de notícia  enviada, por e-mail, à editoria do Jornal Iaras pela coordenação do 18º. Encontro Redor (