Livro Aborda Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Negras

Os eixos centrais do livro Dimensões Sociais da Saúde na Psicologia Clínica se configuram em narrativas das realidades brasileira e portuguesa, segundo Adelma Pimentel (NUFEN/UFPA) e Vitor Franco (Universidade de Évora), organizadores da publicação.

A edição é uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, por meio do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN), e o Centro de Investigação em Psicologia e Educação/Universidade de Évora, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e da Secretaria de Políticas para Mulheres-SPM/Presidência da República.

Originado do projeto de pesquisa Intervenção com Mulheres Adolescentes Negras Atendidas na Unidade Básica de Saúde da Pedreira- UBS acerca das Práticas Sexuais, Gravidez Precoce e Violência de Gênero, a obra foi estruturada em três partes: saúde sexual e reprodutiva, focalizando planejamento familiar, intervenção pré-natal, mutilação genital feminina; relações raciais e inclusão social, agregando estudos essencialmente sobre as mulheres negras; relações sociais e intervenção psicológica, abordagens sobre a intervenção nos contextos sociais contemporâneos.